sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O início

        Enquanto os países do Eixo realizavam a sua expansão territorial colocando em risco a paz mundial, a Liga das Nações, França e Inglaterra limitavam-se à pequenas repreensões procurando evitar a guerra. Entretanto, a ausência de medidas mais duras apenas fortalecia o Eixo.
        De um outro lado, estava os Estados Unidos, mais preocupado em resolver os problemas internos causados pela Crise de 1929, que não interferiram nas decisões políticas da Europa até a guerra começar.
       A URSS não influenciava nas relações e decisões políticas, devido ao regime comunista. Acreditava que a política de apaziguamento da França e Inglaterra servia para jogar a Alemanha contra ela. Procurando romper seu isolamento com a URSS, a Alemanha assinou um pacto de não-agressão, que atendia aos interesses da União Soviética - livrando-a inicialmente da agressão alemã e conseguindo maior tempo para se preparar, e da Alemanha - evitando uma guerra em duas frentes (oriental e ocidental). Contudo, as duas partes sabiam que o tratado teria curta duração.

Disponível em: <http://estonia.usembassy.gov/sp_082310.html>

       O início da Segunda Guerra deu-se em 1939, quando a Alemanha, garantida a neutralidade da URSS, invadiu a Polônia. Logo, Inglaterra e França declararam guerra aos alemães. Formaram-se então dois grupos: os ALIADOS (França, Inglaterra, URSS e Estados Unidos) e o EIXO (Alemanha, Itália e Japão).


Fontes:

<http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/>

<http://www.mundovestibular.com.br/articles/4379/1/SEGUNDA-GUERRA-MUNDIAL-Resumo/Paacutegina1.html>

<http://www.brasilescola.com/historiag/fases-segunda-guerra-mundial.htm>

Nenhum comentário:

Postar um comentário