quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Pós Guerra

A Segunda Guerra Mundial trouxe aos países, benefícios e malefícios. O continente europeu teve muitos prejuízos depois da Segunda Guerra Mundial, com um total gasto de 413,25 bilhões de libras, 296 mil aviões fabricados, 53 milhões de toneladas de equipamentos navais e cerca de 45 milhões de mortos, com inocentes em sua maioria.

Disponível em: <http://conteudoagridoce.blogspot.com.br/2011/11/imagens-pos-segunda-guerra-mundial.html#axzz2Df0oPKxO>

Entretanto, alguns também tiveram benefícios, como os Estados Unidos que dobrou o seu parque industrial no período da guerra. Outros que tiveram ganho econômico foram os canadenses com 16 mil aviões e 3 milhões de navios fabricados, ampliando também sua industria de metais pesados. Entre 1943 e 1945, os países aliados realizaram muitas reuniões internacionais para selar acordos diplomáticos. 

                   A Inglaterra e os Estados Unidos assinaram a Carta do Atlântico, que abriria mão de qualquer ganho territorial e defendiam a soberania das nações. Em 1943 na Conferência de Teerã, os Estados Unidos, Inglaterra e a União Soviética definiram a incorporação das nações bálticas e planejaram uma divisão do Estado alemão. A Conferência de lalta, em fevereiro de 1945, reafirmou o principio de autodeterminação dos povos e a instalação de regimes democráticos, a Alemanha e Áustria acabaram perdendo sua autonomia política e dividida em várias zonas de ocupação. 

                  E em julho e agosto de 1945, a última reunião, na Conferência de Potsdam, os líderes defendiam autonomia total na reorganização política dos territórios que foram ocupados na Europa Central, mas não eram a favor da intervenção soviética na região mediterrânea e na África. Os territórios alemães foram divididos em zona de ocupação francesa, estadunidense, soviética e britânica.

Disponível em: <http://conteudoagridoce.blogspot.com.br/2011/11/imagens-pos-segunda-guerra-mundial.html#axzz2Df0oPKxO>

Os alemães tiveram uma multa de 20 bilhões de dólares, tendo sua indústria bélica anulada, a indústria pesada teve limitações e instalou-se um tribunal internacional para julgamentos de lideranças do regime nazista. 21 mil nazistas foram sentenciados pelo chamado Tribunal de Nuremberg, em 1945 e 1946.

Assim, após estes acordos, os soviéticos dominaram a região oriental da Europa dando força política aos partidos políticos comunistas na Albânia, Bulgária, Romênia, Hungria, Tchecoslováquia e Polônia. As frentes antinazistas, na Iugoslávia, instalaram um governo comunista liderado pelo general Josip Broz Tito. Os Estados Unidos influenciou a parte ocidental da Europa, com exceção de Portugal e Espanha, a região foi dominada por vários governos democrático-liberais. Os japoneses perderam todo território que conquistaram durante a guerra, através do Tratado de São Francisco. Os Estados Unidos financiaram e reestruturaram a economia nipônica, com o avanço comunista no extremo Oriente.

Fontes: 

<http://guerras.brasilescola.com/seculo-xx/o-mundo-depois-segunda-guerra-mundial.htm>

<http://www.blogers.com.br/pos-segunda-guerra-mundial/>


2 comentários: