Durante a Segunda
Guerra Mundial,os tipos de armas mais utilizadas foram as bombas nucleares. Podemos
classificar as armas nucleares em dois tipos: a bomba atômica ou a bomba
de hidrogênio. A bomba atômica como já falamos, é baseada na fissão de
núcleos atômicos, um processo que consiste na quebra de núcleos atômicos
pesados e instáveis, como por exemplo o urânio-235. Já a bomba H é a fusão de
núcleos de átomos leves, como o hidrogênio. Para a fusão dos núcleos dos
átomos, é preciso uma quantidade muito grande de energia, que é gerada pela
explosão de nêutrons e consequentemente gerando uma bomba mais forte.
Disponível em: <http://ciencia.hsw.uol.com.br/bomba-nuclear.htm> |
AVIAÇÃO
A Segunda Guerra foi caracterizada por uma crescente produção de aviões e pelo
rápido desenvolvimento dessa nova tecnologia. No princípio da Segunda Grande
Guerra, os aviões de caça tinham velocidade máxima de até 480 km/h e podiam
voar até 9 mil metros de altitude. No
final, já voavam até a 640 km/h. Mas o
principal e mais importante foram os aviões a jato,eles podiam se locomover
ainda mais rápido que os caças comuns. O primeiro caça a jato foi o
alemão,denominado Heinkel He 178. Por meio dessa tecnologia que logo adaptou-se a aviação civil
permitiu o transporte entre continentes com mais facilidade e muito mais rápido.
Fisicamente podemos explicar o funcionamento do avião a jato da seguinte forma: o ar é captado pela parte da frente do avião na turbina e este ar é pressurizado, quando o mesmo alcança um nível alto de pressão é misturado com o combustível do avião, normalmente com querosene. A partir daí, ocorre uma combustão, onde é produzido um jato de gases quentes, ou seja, o princípio de todo o movimento.
Fisicamente podemos explicar o funcionamento do avião a jato da seguinte forma: o ar é captado pela parte da frente do avião na turbina e este ar é pressurizado, quando o mesmo alcança um nível alto de pressão é misturado com o combustível do avião, normalmente com querosene. A partir daí, ocorre uma combustão, onde é produzido um jato de gases quentes, ou seja, o princípio de todo o movimento.
Com esse jato de gases quentes ocorre uma
aceleração do eixo da turbina e o ar é sugado pela parte da frente do avião
aumentando a pressão do ar. Assim, quando a força exercida pelos gases
quentes para trás é maior que a força de atrito nos rolamentos das rodas do
avião, ele começa a se mover pra frente. Isso tudo se explica pela Terceira Lei de Newton, onde toda a ação tem uma reação: no caso, a força exercida para
trás, faz com que o avião se movimente para a frente.
Fontes:
<http://linkpb.net/?p=2655>
<http://www.infoescola.com/fisica/bomba-atomica/>
<http://aprendendofisica.pro.br/alunos/index.php/1A-cp2-2010/aviao-a-jato-e-a-terceira-lei-de-newton>
<http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/armas-nucleares>
Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-aviao/historia-do-aviao-3.php> |
Fontes:
<http://linkpb.net/?p=2655>
<http://www.infoescola.com/fisica/bomba-atomica/>
<http://aprendendofisica.pro.br/alunos/index.php/1A-cp2-2010/aviao-a-jato-e-a-terceira-lei-de-newton>
<http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/armas-nucleares>
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