Disponível em: <http://corpohumanoprofneivaldo.blogspot.com/> |
São diversas as consequências causadas pela radiação em nosso organismo. Esses danos possuem efeitos diferentes em cada região afetada. Os tecidos mais sensíveis são os da medula óssea, tecido linfóide, dos órgãos genitais, os do sistema gastro-intestinal e do baço. A pele e os pulmões possuem sensibilidade média, enquanto que os músculos, tecidos neuronais e os ossos plenamente desenvolvidos, são os menos sensíveis.
Os sintomas clínicos relativos aos efeitos biológicos imediatos mais prováveis causados por grandes doses de radiação são os seguintes:
- SANGUE: A imunidade do organismo enfraquece devido aos glóbulos brancos do sangue serem as primeiras células a serem destruídas pela exposição. Uma semana após uma irradiação severa as plaquetas começam a desaparecer, e o sangue não coagula mais.
- SISTEMA LINFÁTICO: As células linfáticas são extremamente sensíveis à radiação e podem ser danificadas ou mortas quando expostas à ela. O baço constitui a maior massa de tecido linfático, e sua principal função é a de estocar as células vermelhas mortas do sangue.
- CANAL ALIMENTAR: A pessoa sente náuseas, começa a ter vômitos e úlceras no caso de uma posição muito intensa, devido à produção de secreção e descontinuidade na confecção de células.
- GLÂNDULA TIREÓIDE: O metabolismo basal é diminuído e os tecidos musculares deixam de absorver o oxigênio necessário, devido à essa glândula concentrar internamente iôdo-131 (radioativo) quando ingerido, o que causa o decréscimo da produção de tiroxina.
- SISTEMA URINÁRIO: A existência de sangue na urina, após uma exposição, é uma indicação de que os rins foram atingidos severamente. Danos menores nos rins são indicados pelo aumento de aminoácidos na urina.
- OSSOS: A radiação externa tem pequena influência sobre as células dos ossos, fibras e sais de cálcio, mas afeta fortemente a medula vermelha.
- OLHOS: As células das lentes dos olhos não são auto-recuperáveis. Quando estas células são danificadas ou morrem, há formação de catarata, ocorrendo perda de transparência dessas células. Os nêutrons e raios g são os maiores indutores de catarata.
- ÓRGÃOS REPRODUTORES: A radiação pode produzir esterilidade, tanto temporariamente como permanentemente. A sensibilidade de gestantes é maior entre o 7º e o 9º mês de gestação. Nas mulheres grávidas que foram expostas às radiações no Japão durante o episódio em que duas bombas atômicas foram lançadas sobre aquele país, houve um aumento significativo de partos retardados e mortes prematuras.
Fonte:
<http://picinteljr-radiacao.blogspot.com.br/2010/10/corpo-humano.html>
Nenhum comentário:
Postar um comentário