sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Energia (relacionado à Química)

DEVEMOS TER MUITO CUIDADO AO ABORDAR ESTE ASSUNTO, POIS ELE SE MISTURA COM CONHECIMENTOS DA FÍSICA!!

A energia, em química, nada mais é que as forças de atração e repulsão que ocorre nos átomos de toda a matéria conhecida, inclusive nós. Sem esta energia, poderíamos nem, ao menos, agruparmos em partículas. Este conteúdo mistura-se muito com a física, no entanto ela se difere pelo fato de exercerem um impacto maior a nossa vida pelo fato, novamente, de sermos constituídos de átomos, não desvalorizando a física que se mostra eficaz, em responder questões mais ou menos complexas a nós.
Voltando ao assunto, esta energia está presente em tudo a nossa volta. Todavia, há uma via de mão dupla: confunde-se a energia química e o fenômeno enérgico-químico. Pois estamos aqui pelo fato de ocorrerem fenômenos que acarretaram na junção das partículas  formando átomos, átomos formando moléculas, e assim sucessivamente. Em outras palavras, a energia química somente ocorre quando algum fenômeno o faz liberar esta energia. E qual fórmula responde esta questão?

Disponível em: <http://abombaatomikka.blogspot.com.br/
Novamente ela, mas esta fórmula não se aplica a uma teoria física? Sim e não! Esta equação, sendo a mais conhecida do mundo inteiro, coordena a ordem do Universo. E é nela que as leis biológicas, físicas e químicas, como as principais, se complementam.

Tá, mas e a Química?

A energia química é composta pelo conhecimentos dos mais variados pensadores e cientistas, como o próprio Albert Einstein. Nela estão leis do Universo, ou dos 'Multiversos', sem ela estaríamos quase na Idade da Pedra em sentido evolucionário científico. Nos tornamos dependentes à ela de forma intrínseca, não somente com energia elétrica, mas também para descobertas de novas fontes, também de energia, como a nuclear.
Descoberta no século XX, mais exatamente nos anos 30/40, ela foi uma grande divisora de águas para vencedores e perdedores na Grande Guerra, que desta vez foi realmente mundial. 
A energia nuclear se divide em duas: a fraca e a forte. A fraca causa a fraqueza de átomos, como o declínio beta e a forte é contrária, serve como força ligante dos átomos, lembrando que suas partículas são de cargas opostas e nulas.
Enfim, se não fosse por estes químicos terem estudado boa parte de sua vida acadêmica, não teriam inventado a bomba atômica [e isto não é uma advertência], sem a criação desta, não saberíamos como transformar átomos em energia que, décadas adiante, culminariam na criação da energia nuclear, que nos é tão útil.

Fonte: http://energia-quimica.info/mos/view/Usos_da_Energia_Qu%C3%ADmica/
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080218020601AA0iSx3

Um comentário:

  1. Realmente é muito difícil separar a Física e a Química nessa questão..

    Porém a equação de Einstein continua sendo uma equação e não uma fórmula!

    E por trás dessa equação estão os princípios físicos da bomba atômica!

    ResponderExcluir