sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Princípios físicos (armamentos, bombardeios...) e outras relações

BOMBAS NUCLEARES

           Durante a Segunda Guerra Mundial,os tipos de armas mais utilizadas foram as bombas nucleares. Podemos classificar as armas nucleares em dois tipos: a bomba atômica ou a bomba de hidrogênio. A bomba atômica como já falamos, é baseada na fissão de núcleos atômicos, um processo que consiste na quebra de núcleos atômicos pesados e instáveis, como por exemplo o urânio-235. Já a bomba H é a fusão de núcleos de átomos leves, como o hidrogênio. Para a fusão dos núcleos dos átomos, é preciso uma quantidade muito grande de energia, que é gerada pela explosão de nêutrons e consequentemente gerando uma bomba mais forte.

Disponível em: <http://ciencia.hsw.uol.com.br/bomba-nuclear.htm>

AVIAÇÃO

             A Segunda Guerra foi caracterizada por uma crescente produção de aviões e pelo rápido desenvolvimento dessa nova tecnologia. No princípio da Segunda Grande Guerra, os aviões de caça tinham velocidade máxima de até 480 km/h e podiam voar até  9 mil metros de altitude. No final,  já voavam até a 640 km/h. Mas o principal e mais importante foram os aviões a jato,eles podiam se locomover ainda mais rápido que os caças comuns. O primeiro caça a jato foi o alemão,denominado Heinkel He 178. Por meio dessa  tecnologia que logo adaptou-se a aviação civil permitiu o transporte entre continentes com mais facilidade e muito mais rápido.

            Fisicamente podemos explicar o funcionamento do avião a jato da seguinte forma: o ar é captado pela parte da frente do avião na turbina e este ar é pressurizado, quando o mesmo alcança um nível alto de pressão é misturado com o combustível do avião, normalmente com querosene. A partir daí, ocorre uma combustão, onde é produzido um jato de gases quentes, ou seja, o princípio de todo o movimento.

            Com esse jato de gases quentes ocorre uma aceleração do eixo da turbina e o ar é sugado pela parte da frente do avião aumentando a pressão do ar. Assim, quando a força exercida pelos gases quentes para trás é maior que a força de atrito nos rolamentos das rodas do avião, ele começa a se mover pra frente. Isso tudo se explica pela Terceira Lei de Newton, onde toda a ação tem uma reação: no caso, a força exercida para trás, faz com que o avião se movimente para a frente.

Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-aviao/historia-do-aviao-3.php>

Fontes:

<http://linkpb.net/?p=2655>
<http://www.infoescola.com/fisica/bomba-atomica/>
<http://aprendendofisica.pro.br/alunos/index.php/1A-cp2-2010/aviao-a-jato-e-a-terceira-lei-de-newton>
<http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-nuclear/armas-nucleares>

Nenhum comentário:

Postar um comentário